Ana

Posted on 24 de Dezembro de 2008

0


anaAna é um nome de origem hebraica, cujo significado é “cheia de graça”.

Ana é uma personagem bíblica do Antigo Testamento, mencionada no livro de I Samuel como a mãe do próprio Samuel.

Segundo a história bíblica, Elcana, pai de Samuel, tinha duas esposas: Hannah e Penina. Enquanto Penina tinha filhos, Hannah era estéril.

Todos os anos, quando Elcana e sua família iam peregrinar no templo de Deus em Siló, Penina provocava Hannah humilhando-a por causa da esterelidade.

Certa vez, Hannah sentiu-se profundamente amargurada após ter sido provocada por Penina e, quando entrou no templo, começou a orar intensamente e chorava. Não dizia nenhuma palavra, mas comunicava-se com Deus através de seu coração, tendo feito uma promessa em que, caso tivesse um filho varão, este se tornaria um nazireu e iria servir desde criança à religião dedicando-se ao sacerdócio.

Deus atendeu o pedido de Hannah e, assim que ela e seu marido retornaram para a residência da família nas montanhas de Efraim, Ana engravidou e teve um filho – Samuel.

Depois que Samuel desmamou, Hannah, com o consentimento de Elcana, apresentou Samuel no templo e na ocasião compôs um belo cântico no estilo dos salmos.

A profetiza Ana é uma personagem do Novo Testamento da Bíblia, mencionada unicamente no Evangelho segundo Lucas.

Lucas relata que Ana era filha de Fanuel e seria pertencente à tribo de Aser. Informa também que ela era viúva e tinha vivido com o marido apenas por sete anos, nas se afastando no templo e servndo a Deus em jejuns e orações, de dia e de noite (Lc 2:37)

Quando José e Maria apresentaram Jesus no templo de Jerusalém para ser circuncidado ao oitavo dia, conforme o costume da lei mosaica, Ana teria sido uma das pessoas que, assim como Simeão tiveram o privilégio de ver de perto a vinda do Messias ao mundo.

Ana foi uma telenovela brasileira exibida pela Rede Record entre 7 de outubro de 1968 e 28 de fevereiro de 1969, às 19h30. Escrita por Sylvan Paezzo, foi dirigida por Fernando Torres.

Tagged: ,