Bruno o mais italiano de todos…

Posted on 9 de Novembro de 2009

0


I_am_specialBruno é um prenome e apelido de família de origem germânica. Nas línguas latinas provém de Brunus, forma latinizada de um nome germânico composto pela raiz brun-, que pode significar brunido (polido, com lustro) e também moreno, também presente nas palavras braun (em alemão) e brown (em inglês).

O nome “Bruno” é muito freqüente na Itália e sua difusão se deve principalmente a vários santos, como São Bruno (1030-1101), monge nascido na cidade de Colônia.

Dada a popularidade do prenome na Itália, por efeito de tradição patronímica ( onde o sobrenome do filho é uma referência ao nome do pai passando a idéia de “Filho de …”), há uma grande recorrência do sobrenome “Bruno” e suas inúmeras variantes, como Brunacci, Brunaldi, Brundu, Brunari, Brunella, Brunelleschi, Brunelli, Brunello, Brunengo, Bruneri, Brunese, Brunetti, Brunetto, Bruni, Brunini, Brunoldi, Brunone, Brunotti etc.

Uma característica marcante é que os Bruno´s em geral sabem o que querem e com sua determinação sempre chegam lá. se preocupam com a situação financeira, buscam segurança neste setor da vida. Dono de uma memória perfeita e cheio de hábitos enraizados, gosta de dividir suas experiências com alguém, especialmente com quem ama. Pode demorara a aprender as coisas, mas depois que aprende nunca mais esquece, o que torna suas lições muito profundas. O meu Bruninho é tudo isto e muito mais…

Posted in: nomes A-Z, Origem